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Como Criar Briefings Eficazes para Produtora de Vídeo

  • Foto do escritor: Lou Studio
    Lou Studio
  • 8 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

A criação de um briefing eficaz é uma etapa fundamental no processo de produção de vídeo. Ele garante que a produtora de vídeo entenda perfeitamente os objetivos, expectativas e detalhes do projeto, resultando em uma produção alinhada com a visão da empresa. Vamos explorar as melhores práticas para criar um briefing que torne o processo mais eficiente e o resultado mais satisfatório.


Produtoras de Vídeo

1. Introdução ao Projeto


O briefing deve começar com um resumo do projeto que ofereça uma visão geral da empresa e do propósito do vídeo. Esse contexto ajuda a produtora a entender o cenário em que o vídeo será inserido.

Inclua:

  • Nome da empresa e setor de atuação

  • Objetivo do vídeo (lançamento de produto, institucional, promocional, etc.)

  • Público-alvo (faixa etária, interesses, localização, etc.)


2. Objetivos e Resultados Esperados


Deixar claro quais são as metas que você deseja alcançar com o vídeo é essencial para que a produtora possa alinhar suas estratégias de produção.

Perguntas a considerar:

  • Qual mensagem principal o vídeo deve transmitir?

  • Quais ações você espera que o público tome após assistir ao vídeo (comprar, se inscrever, entrar em contato)?


3. Estilo e Tom do Vídeo


A escolha do estilo e do tom do vídeo pode determinar a abordagem de filmagem, roteiro e edição.

Detalhe se o vídeo deve ser:

  • Informativo e educativo

  • Emocional e inspirador

  • Divertido e leve

  • Formal e corporativo

Referências visuais ou exemplos de vídeos que você admira podem ajudar muito a transmitir a ideia desejada.


4. Duração do Vídeo


A duração do vídeo deve ser pensada de acordo com a plataforma de publicação e o comportamento do público-alvo.

Sugestões:

  • Vídeos promocionais curtos (30 a 60 segundos) para redes sociais

  • Vídeos explicativos mais longos (2 a 5 minutos) para sites corporativos ou YouTube


5. Roteiro e Pontos-Chave


Se você já tem um roteiro, inclua-o no briefing. Caso contrário, liste os principais pontos que o vídeo deve cobrir.

Exemplo:

  • Introdução da empresa ou do produto

  • Problema que o produto resolve

  • Benefícios e características principais

  • Chamada para ação (CTA


6. Recursos Visuais e Auditivos


Descreva qualquer recurso específico que você gostaria de incluir, como gráficos, animações, músicas, ou trilhas sonoras específicas.

Dicas:

  • Indique se a trilha sonora deve ser enérgica, relaxante, etc.

  • Especifique se há locução e, em caso afirmativo, se deve ser masculina, feminina, ou com um certo tom de voz.


7. Prazos e Cronograma


Informe prazos realistas para a entrega de cada etapa do projeto, incluindo a pré-produção, filmagem, edição e revisão.

Inclua:

  • Datas de entrega de rascunhos

  • Datas de feedback e revisões


  • Data final de entrega do vídeo


8. Orçamento


Defina uma faixa de orçamento para que a produtora possa sugerir as melhores soluções dentro do valor disponível.

Por que é importante? Saber o orçamento ajuda a definir a complexidade e a quantidade de recursos que podem ser utilizados na produção


9. Contato e Equipe Responsável


Por fim, especifique as pessoas que serão os pontos de contato durante o projeto e como a comunicação será feita (e-mail, reuniões, etc.).

Inclua:

  • Nome e função dos responsáveis pelo projeto

  • Melhor forma de contato e disponibilidade


Criar um briefing eficaz para a produtora de vídeo é um investimento em clareza e sucesso. Ele ajuda a garantir que todas as expectativas sejam alinhadas desde o início, reduzindo retrabalhos e garantindo que o resultado final atenda às necessidades da empresa.


Esperamos que esse conteúdo possa ter te auxiliado a Como Criar Briefings Eficazes para Produtoras de Vídeo. Estamos sempre publicando conteúdos relevantes como esse, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo relacionado a produções de vídeos, marketing e crescimento de empresas.


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